Visitas Pastorais - comunidades de Guilhadeses, S. Paio e Salvador

Visitas Pastorais - comunidades de Guilhadeses, S. Paio e Salvador

Publicado em 12 / 08 / 2019
Decorreu nos dois últimos fins de semana, ou seja, entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro a visita Pastoral do digníssimo reverendíssimo Bispo, D. Anacleto Oliveira, às paróquias de Guilhadeses, de S. Paio e do Divino Salvador, do arciprestado de Arcos de Valdevez. Estas paróquias estão inseridas na malha urbana da sede do concelho de Arcos de Valdevez e têm como párocos (in solidum) os reverendíssimos Aventino de Freitas e Bruno Barbosa. Recebido na quinta-feira, dia 28 de novembro, na paróquia de Guilhadeses, D. Anacleto Oliveira, teve oportunidade de contactar como os diversos elementos da comunidade paroquial (Ministros extraordinários da comunhão, leitores, zeladoras, grupo coral, catequistas, pais da catequese familiar, fabrica da Igreja, confrarias, comissão de festas e povo cristão em geral) e com os mesmos refletir a situação da igreja local e os desafios colocados aos cristãos na atualidade. No dia seguinte o Bispo Diocesano esteve nas instalações do Centro Social e Paroquial de Guilhadeses, reuniu com a direção do Centro, celebrou a Eucaristia (com a Unção de doentes) e visitou o diverso património religioso afeto à paróquia. Os dias 30 de novembro e 1 de dezembro foram dedicados ao contacto com a dinâmica desenvolvida na catequese, à celebração da Eucaristia do dia do Padroeiro e, finalmente no último dia, ao encerramento do Sagrado Lausperene (Oração de Vésperas) e à celebração da Eucaristia para toda a comunidade de Guilhadeses. No que concerne às paróquias de S. Paio e do Divino Salvador a visita de D. Anacleto Oliveira, teve inicio no dia 4 de dezembro com a visita ao Centro de Atividades Ocupacionais e Lar Residencial para a Pessoa com Deficiência, da Santa Casa da Misericórdia, e com a receção na Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. O dia 6 de dezembro foi preenchido com a visita ao Infantário do Centro Social e Paroquial e encontro com os membros da Direção, com a celebração da Eucaristia e almoço na comunidade religiosa das Irmãs Teresianas, com visita ao património da paróquia de S. Paio e da paróquia de S. Salvador, à igreja da Misericórdia, à capela de Nossa Senhora da Conceição (pertença do município) e ao espaço da Cáritas Interparoquial. Após o jantar, na residência paroquial, o nosso Bispo reuniu, no auditório da paróquia, com os diversos agentes da comunidade cristã (Ministros extraordinários da comunhão, leitores, zeladoras, grupo coral, catequistas, pais e animadores da catequese familiar, da fabrica da Igreja, confrarias, comissão de festas, Cursistas, Carismáticos e povo cristão em geral), oportunidade para D. Anacleto Oliveira apresentar a sua visão da igreja diocesana e dos contributos e dinâmicas que são esperados de todos e de cada cristão em particular. Para o dia 7 de dezembro, sábado, ficou reservado a reunião com os escuteiros do Agrupamento n.º 214 (no Centro Escutista de Rio Frio), para o encontro com as crianças da catequese e para a celebração da Eucaristia na igreja de S. Paio. No último dia da visita Pastoral, 8 de dezembro, domingo, o nosso Bispo reuniu-se com as crianças da catequese (núcleo do Divino Salvador) e celebrou a Eucaristia na igreja Matriz da Vila de Arcos de Valdevez. Nesta visita Pastoral D. Anacleto Oliveira dedicou particular carinho às crianças que frequentam a catequese (que nestas paróquias totalizam cerca de 250 crianças e jovens), enfatizou as potencialidades da catequese familiar, que estas paróquias desenvolvem, e incentivou os diferentes atores das paróquias de Guilhadeses, de S. Paio e do Divino Salvador a aprofundarem a sua vivência e participação cristã, em comunhão com os seus párocos, na Igreja e nos diversos palcos da vida das suas comunidades.